segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CONAE 2009 - Prof. Jociane

A EJA NA CONAE


A CONAE – Conferência Nacional de Educação – e um plano nacional de educação, diretrizes e estratégias da Educação, no Brasil, a fim de construir um sistema nacional articulado de educação.

Essa conferência incentiva e promove o debate sobre as necessidades educacionais da sociedade brasileira.

Ela e realizada em diversas etapas: nas escolas, no município, intermunicipal (regional), estadual e nacional. Em Florianópolis, a etapa Municipal, foi realizada em 25/09/09; a etapa Regional aconteceu nos dias 28 e 29/09/09; a etapa Estadual ocorreu nos dias 13, 14 e 15/09/09; a etapa Nacional acontecerá no final de março e início de abril de 2010. A programação e maiores informações sobre a CONAE podem ser acessadas no www.mec.gov.br, no link CONAE 2010.

A EJA – Educação de Jovens e Adultos – Florianópolis esteve presente, até o momento, em todas as etapas. Por meio de representação de seus delegados, perseverança e esforço, se pode incluir alguns benefícios para a EJA. Um dos mais importantes e o que trata o artigo 234, do Eixo Temático V - Financiamento da Educação e Controle Social. Em seu documento referência constava que à EJA cabia apenas “reservar parcela importante dos recursos para a educação de jovens e adultos”. Os representantes da EJA, nesse sentido, fizeram uma solicitação de alteração nesse item, pois a EJA não quer saber de reservas, migalhas de recursos financeiros. Com a proposta e defesa de inclusão e vinculação de recursos financeiros para a EJA, essa pode ser acrescentada no Documento Referência da CONAE.

Durante esse processo de construção do sistema nacional articulado de educação, seus participantes puderam participar democraticamente das etapas ocorridas, tiveram a oportunidade de estudar o Documento Referência, fazer propostas e se aprofundar teoricamente nos eixos abordados, trazendo, com isso, muito mais que a participação como delegado(a). Pode-se, acima de tudo, aprender com tudo o que foi visto, escutado e falado e, ainda, continuar acreditando na educação e que ela pode sim ser melhorada!
Por Prof. Jociane (Representante do Nucleo Eja Norte II)

Um comentário:

  1. Profª Jociane (L Portuguesa)16 de novembro de 2009 às 08:23

    Corrija-se data Conae etapa Estadual: 13, 14, 14/10/09.
    Obrigada, Profª Raquélen (Espanhol) pela postagem. Se não fosse tu colocares as postagens, esse blog nem existiria! Beijos.

    ResponderExcluir